MAIOR FESTIVAL MOTORIZADO EM PORTUGAL VOLTA A BATER RECORDES DE PÚBLICO

Caramulo, 10 de Setembro de 2019 – Organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal Caramulo Motorfestival continua a afirmar-se como o evento de referência da paixão motorizada em Portugal, tendo atraído, nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, quase 40 mil pessoas à Serra do Caramulo para vibrar com a beleza dos clássicos e a adrenalina do desporto automóvel. Para além do público, a XIV edição do maior festival motorizado em Portugal voltou a crescer em todos os indicadores, tanto em inscritos na Rampa Histórica Michelin, como em veículos clássicos participantes, eventos decorridos, expositores na Feira de Automobilia, como até no Museu do Caramulo, que recebeu mais de seis mil visitantes em três dias, o número mais alto de sempre desde a sua fundação, em 1953.

Tal como é apanágio, o Caramulo Motorfestival atraiu aos seus palcos um luxuoso elenco de pilotos convidados, reunindo veteranos e alguns dos melhores pilotos do desporto automóvel nacional da actualidade.

Nos pilotos convidados, destaque para a presença de Markku Alén, o piloto que detém o título de maior número de vitórias em estágios no Campeonato Mundial de Rali, que se estreou no evento e que foi premiado com o Prémio João de Lacerda 2019, além de outros grandes nomes como Filipe Albuquerque, André Villas-Boas, Nini Russo, Pedro Salvador, Francisco Sande e Castro, Rosário Sottomayor ou Alex Laranjeira.

Um dos momentos mais especiais do Caramulo Motorfestival foi o regresso do Bugatti Type 35B “Grand Prix” à Rampa Histórica Michelin que, no Domingo, de forma inesperada, acabou a ser pilotado por Filipe Albuquerque. No seu regresso, o automóvel mais icónico da colecção do Museu do Caramulo, fez-se acompanhar pelo Bugatti Baby, uma reprodução à escala 1:2 do Type 35B, sendo este conduzido por uma criança, tal como Ettore Bugatti idealizou em 1927.

Como já é tradição, o evento contou com inúmeros passeios, encontros e concentrações de automóveis e motos, além da Feira de Automobilia, espectáculo aéreo com aviões acrobatas e caças F-16 da Força Aérea, pista todo-o-terreno, parada de bicicletas, subidas de motos antigas e de competição e um espectáculo de drift.

A edição de 2019 contou ainda várias novidades como a Pista de Trial, a presença da delegação histórica da PSP, o Yamaha Lounge com o projecto de Yard Built, o Hertz Lounge e a Motorlândia Fun Park, que incluía pistas de corrida, karts eléctricos, um comboio e até um Gaming Center.
Rampa Histórica Michelin

A Rampa Histórica Michelin, prova organizada com a responsabilidade desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu, contou com 80 automóveis inscritos em Regularidade Histórica e Regularidade Sport Plus, entre os quais se destacou a forte presença de automóveis italianos, como o Ferrari 166 MM Barchetta Touring de 1950, o Ferrari 500 Mondial de 1955, o Lancia 037 de 1982 e o Lamborghini Miura de 1970.

A Rampa Histórica Michelin, que contou com participante de mais de dez nacionalidades diferentes, teve como vencedor à geral da prova de Regularidade Miguel Silva Pereira/Eugénio Almeida Costa, ao volante de um Alfa Romeo Spider (1988), no segundo lugar do pódio ficaram Miguel Cid Trindade/Manuel Cid Trindade com o seu Citroën Visa Chrono (1984) e em terceiro Francisco Cálão/Diogo Lopes com o BMW Schnitzer (1972).

Na prova de Regularidade Sport Plus foi Rosário Sottomayor que subiu ao mais alto lugar do pódio com o seu Apis F 1000 (2010), o segundo posto foi ocupado por José Lopes ao volante do Peugeot 306 T16 (1997), o terceiro lugar foi ocupado por João Giestas no Ford Escort MK1 (1972).
Para consultar as classificações completas clique aqui.
Transmissão em directo

Tal como em 2018, o Caramulo Motorfestival voltou a ser transmitido em Live Streaming para todo o mundo via internet. A cobertura abrangeu todo o evento, incluindo a Rampa Histórica Michelin, os bastidores, os sub-eventos e entrevistas aos pilotos e participantes, entre outros.
Marcas fizeram a festa

O Caramulo Motorfestival tem-se assumido, cada vez mais, como um festival de marcas, onde estas participam de forma activa e se relacionam directamente com o público, ocupando um papel essencial na construção do próprio evento.

O Caramulo Motorfestival contou a presença de novas marcas presentes como a Porsche, que trouxe o seu Mobile Center, a Alfa Romeo, a Hertz, a Abarth, que celebrou os seus 70 anos com a presença de modelos de diferentes épocas, a Prio, que apadrinhou o Air Show e a pista para crianças, a Alpine, a Fidelidade, a Michelin, que rebaptizou a Rampa Histórica nos seus 40 anos, a Honda que trouxe o piloto Francisco Sande e Castro para realizar co-drives, a Yamaha que apresentou o projecto Yard Built, a Sagres 0.0%, a nova marca da Central de Cervejas, a RM Sotheby’s, que promoveu a venda dos 130 automóveis clássicos da Colecção Sáragga.

A estas marcas juntaram-se as já residentes Bentley, Castrol, Martin Miller’s, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

Créditos: António Almeida, Bruno Pereira e Pedro Torres

Comments

comments